ESPORTE

Comissão de Desportos da Aeronáutica apresenta pesquisa em simpósio internacional

Publicada em: 10/10/2014 11:16
Imprimir
Fonte: INCAER

  A Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) apresentou pesquisa sobre as diferenças antropomórficas no 37º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, realizado entre os dias 1º e 4 de outubro em São Caetano do Sul (SP). O evento é um dos mais importantes de ciências do esporte da América Latina e reuniu profissionais de educação física, nutrição esportiva e medicina esportiva, além de renomadas instituições de pesquisa da América Latina.

O trabalho comparou dados entre militares dos quadros de Intendência e Infantaria da Força Aérea Brasileira. “Uma melhor composição corporal pode ser causada por uma menor ingestão calórica e/ou por um maior gasto energético, que consiste basicamente em se alimentar corretamente e em realizar mais exercícios. Devido à própria cultura adquirida nos cursos de infantaria, que têm uma carga física mais elevada, militares dessa área costumam apresentar melhores índices”, explica Ten Kin Shung Hwang, um dos autores do trabalho.

A pesquisa ressalta que é vital para o militar, independente do quadro ao qual pertença, manter níveis de condicionamento físico acima da população civil, pois, independentemente da função, precisa ser bem condicionado, já que a quantidade de gordura excessiva pode ser um peso extra no campo de batalha, além de um fator contribuinte para o desenvolvimento de diversas doenças.